Pablo Escobar (DJ - Produtor Musical)

Pablo Escobar (Sinop, 25 de setembro de 1998) é um DJ e produtor musical de música eletrônica, que atua principalmente nos subgêneros house e techno. Multi Instrumentista autodidata, Pablo combina música eletrônica com instrumentos naturais para criar faixas com um estilo único.

A principal marca de seu trabalho como DJ é a busca por dar aos momentos únicos a trilha sonora marcante que eles merecem, se aproveitando de elementos nostálgicos e várias referencias a músicas já consagradas em seus shows. Já como produtor musical, se dedica à criação de músicas que combinam as estruturas conhecidas da música eletrônica com sons e efeitos que marcaram sua vida, como os instrumentos que toca e sons de jogos, resultando em produções autênticas e que contam histórias.

Infância

Nascido com um nome impactante, Pablo Escobar é filho de Diana José da Fonseca e Denis Escobar Cresceu em um núcleo familiar instável, o que resultou na infância e adolescência marcadas por constantes mudanças de residência. Alternando períodos vivendo com o pai, a mãe e a avó paterna, já morou nos seguintes estados; Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso, onde reside atualmente, na cidade de Sorriso.

O primeiro contato com a música eletrônica aconteceu ainda nos primeiros anos de vida, por meio de seu pai, que percebeu que a música alta acalmava o filho e, por isso, sempre mantinha algum som ligado por perto.

A personalidade curiosa e introvertida de Pablo fez com que desenvolvesse uma relação próxima com a tecnologia, adquirindo conhecimentos de informática que seriam aproveitados mais tarde na carreira musical.

Apesar da infância conturbada, Pablo Aproveitou todas as oportunidades que teve para estudar e tirar proveito do tempo que tinha, assim se aprimorando e criando vários projetos que refletiriam em seu futuro, como Woof-Lands por exemplo; Um Universo e Sistema de RPG de mesa, que criou com amigos aos 15 anos.

Carreira

Sua relação com a música começou com os instrumentos. Ganhou o primeiro violão de seu pai no aniversário de 12 anos e, enquanto aprendia a tocar músicas de rock clássico, decidiu que queria ser um rockstar. Com esse objetivo em mente, pediu uma guitarra para a mãe que impôs a condição de que deveria aprender a tocar 3 músicas difíceis para ganhar o instrumento. Em menos de uma semana Pablo enviou os vídeos tocando as músicas escolhidas por ela e no aniversário seguinte ganhou a guitarra. Foi tocando esses dois instrumentos que Pablo postou os primeiros vídeos no youtube.

Ainda com o objetivo de ser um rockstar tentou montar uma banda mas, depois de vários fracassos sucessivos, decidiu que seria uma banda de uma só pessoa, gravando os instrumentos que tocava separadamente e combinando os vídeos em programas de edição. Ainda que não tivesse consciência disso, dava seus primeiros passos na jornada de produção musical.

Nesta época, enquanto explorava novos horizontes musicais, conheceu o universo da música eletrônica e se encantou pela atuação dos DJs, tendo Gigi D'Agostino e David Guetta como primeiras referências profissionais. Agora decidido a ser um DJ, passou a estudar sobre o trabalho e descobriu o Virtual DJ, software que simula os equipamentos de mixagem, com o qual começou a praticar e gravar os primeiros sets, usados pelo pai para animar as festas de família.

O primeiro contato com uma controladora em uma festa real foi um fiasco com direito até a vaias, mas Pablo tomou o episódio como incentivo para aprofundar seus estudos sobre equipamentos físicos e desenvolver suas habilidades. Ao ver os esforços do filho, seu pai lhe deu a primeira controladora, uma IDJ3 da marca Numark usada, com a qual seguiu praticando, gravando vídeos e tocando nas festas de família e amigos.

cerca de 3 anos mais tarde em meados de 2018, decidiu que estava pronto para tocar profissionalmente em eventos corporativos e privados fora do círculo familiar. Do final de 2019 ao início de 2020, com a ajuda de amigos, investiu em melhorias de equipamento e expandiu sua área de atuação para a produção musical. É desse período a faixa ‘Fighter road’, sua primeira música autoral lançada, distribuída pela gravadora CDBABY.

Paralelamente à descoberta da paixão pela produção musical, a carreira como DJ experimentou uma explosão de popularidade nas redes sociais que o levou a se apresentar em vários eventos em Sinop e região. No entanto, assim como todas as atividades ligadas a indústria de eventos, viu-se preso pelas transformações trazidas pela pandemia do novo coronavírus.

Foi nesse momento que Pablo Escobar se reinventou e investiu na produção musical todo o tempo vago pelos eventos cancelados. Iniciou a formação em Música e começou a fazer vários cursos pela AIMEC, e lançou o primeiro EP da carreira, Under Glitches.

Enquanto a pandemia do novo coronavírus limita a realização de eventos, Pablo se dedica à produção musical e também à produção de conteúdo nas suas redes sociais para incentivar e inspirar jovens que têm vontade de conhecer mais do universo da música eletrônica.

Características Musicais

Segundo Pablo “No quesito produção, me encontrei no Underground Music, porém, ocasionalmente produzo outros gêneros mais comerciais. Mas, no fim, sou apaixonado por música, independente do Subgênero - algumas pessoas me definiriam como “DJ open format de eletrônica" porque quando se trata de eletro, eu toco de tudo”. (Trecho da entrevista de entrevista de Pablo para o Programa Bem viver exibido em Mato Grosso 2020)

Uma característica forte de suas músicas autorais é a presença marcante dos instrumentos tocados por ele mesmo.


Características Musicais

  Segundo Pablo “No quesito produção, me encontrei no Underground, porém, ocasionalmente produzo outros gêneros mais comerciais. Mas, no fim, sou apaixonado por música, independente do Subgênero - algumas pessoas me definiriam como “DJ open format de eletrônica" porque quando se trata de eletro, eu toco de tudo”. (Trecho da entrevista de entrevista de Pablo para o podcast GoodByeLockdown em 2020).

  Uma característica forte de suas músicas autorais é a presença marcante dos instrumentos tocados por ele mesmo, como nas faixas Beg for Love e Think About. 


Influências

Pablo já citou como influências profissionais Alok, Vintage Culture, KVSH, Flakkë, Rivas, Didi D’Agostino, David Guetta, Martin Garrix, Skrillex, Tiësto, Dubdogz, Cat Dealers, entre outros Djs, Porém, é possível reparar, principalmente olhando ao Projeto Casaltrack, que a influencia de Escobar se embasa em compositores clássicos e épicos, além de grandes nomes da trilha sonora como Hans Zimmer, dentre outros.


PEP (Pablo Escobar Podcast)

  Como parte dos novos conteúdos produzidos para o canal no Youtube durante o período de isolamento social, Pablo criou a série de vídeos Pablo Escobar Podcast, em que conversa com artistas convidados sobre o universo da música e variedades. Vale ressaltar que Escobar migrou para o formato de áudio, e tem feito monólogos atualmente no Spotify onde focou em desenvolvimento pessoal e assuntos associados a musica. 

  Black Valley

 

Ainda durante a pandemia em 2020, Pablo comemorou o próprio aniversário realizando a Black Valley, um show de produção independente transmitido no Youtube para mais de 1500 espectadores.

No ano de 2021 fez uma sequencia de sucesso, que atingiu cerca de 2 mil pessoas, onde aprimorou o evento com vários efeitos visuais, que melhoraram pouco a pouco junto com o orçamento, tempo e recursos que apenas acresceram mais ainda durante 2022, onde a Black Valley ganhou sua III Versão


Vida pessoal

Ao contrário da associação comum, o nome Pablo Escobar não tem relação direta com o famoso narcotraficante colombiano e não é nome artístico. Escobar é sobrenome do pai, que também é um grande fã da banda Legião Urbana e queria dar ao filho o nome de João de Santo Cristo porque a música Faroeste Caboclo tocava no hospital no momento em que viu o filho pela primeira vez. No entanto, a mãe não aprovou a escolha e juntos escolheram Pablo, que também é citado na música.

Atualmente, com 25 anos, já possui cerca de 50 músicas autorais no Spotify, tendo mais de 50 vídeos publicados no Youtube, atuando profissionalmente em todo território mato-grossense.

Pablo casou-se em 2022 com a Doutora e Violinista Jéssica Bruno Aguiar, com o qual desenvolveu uma parceria profissional criando o projeto Casaltrack, que além de projeto artístico, também se eleva para a área empresarial com registro de INPI em 2022 e muitas promessas futuras além disso, formam uma dupla no palco, onde realizam um show com música eletrônica e arranjos inéditos com violino, levanto muita energia e inovação ao público e vem conquistando muitos fãs por onde tocam.

Pablo tem formação técnica em: informática, programação, hardware com especialização em manutenção de máquinas.

Antes de iniciar a carreira de DJ, já foi professor particular de violão e guitarra.

Em 2022 Pablo Processou a empresa META por sensura ao seu nome completo: Noticia completa

Pablo também possui um bacharelado em Direito, uma pós graduação em Música, Um NBA em Marketing Digital, E uma graduação em Audiovisual pela Reclearning.

Pablo é criador de um sistema de RPG de mesa com universo próprio, chamado Woof-Lands, dentro do qual narra profissionalmente.



Uma mensagem pessoal que carrega consigo é:

          “Quando você começa um sonho, a única certeza que você pode ter, é que vai dar errado várias vezes antes de dar certo, e é importante se preparar para isso, pois sonhos são  algo precioso demais pra se perderem nas dificuldades. Siga o seu, e não desista, com persistência e foco, tudo é possível”.